Resenha atrasada (rsrs) de: Eldest

quinta-feira, 23 de maio de 2013


Quem me segue no twitter (e quem não, pooooode me seguir) sabe que desde a semana passada que eu tento terminar de ler Eldest, mas graças a minha puta falta de coragem (leia-se preguiça) eu só fui terminar hoje. A ideia era fazer essa resenha em vídeo, já que há muito tempo venho querendo gravar um pro blog, mas daí lembrei que nem tenho uma câmera descente e muito menos internet boa suficiente pra postar o vídeo, então chega de enrolação e lá vamos nós:

Essa resenha pode conter alguns spoilers de Eragon (resenha aqui).

O livro começa bem no final do anterior, após a guerra que teve em Farthen Dûr quando Eragon matou o espectro Durza e expulsou os Urgals, dessa vez tudo já começa agitado logo no início e graças a alguns acontecimentos desastrosos Eragon, Saphira,  Arya e o anão Orik partem rumo a Ellesméra para que Eragon possa completar seu treinamento de Cavaleiro de Dragão. Enquanto isso do outro lado de Alagaësia, em Carvahall, seu primo Roran enfrenta inimigos e o poder do Império onde ele terá que tomar as rédeas da situação e fazer decisões extremas.

Diferente do livro anterior, em Eldest vimos mais sobre a cultura de cada povo e sobre a mitologia que Paolini criou, com certeza ele evoluiu muito na escrita e é até difícil de acreditar o quanto pouco de idade ele tinha quando escreveu esses livros. Conhecemos mais sobre os anões, os próprios humanos, os elfos e até criaturas como Urgals e Ra'zac

Sobre os capítulos de Roran eu apenas tenho a dizer que achei meio chato no início, meio repetitivo e tal, mas logo as coisas vão ficando interessantes e ambos os plots (Eragon e Roran) vão se cruzando e tudo vai ficando bem mais legal. Eu estava muito curioso pra conhecer os elfos mais profundamente, mas meio que me frustrei quando eles apareceram na estória, certo que eles são fodões e tudo mais, mas gente as vezes eu achava que tava lendo um capítulo de alguém drogado ou em transe de tão psicodélico que as coisas se tornaram.

Também tem o lado da política, principalmente quando mostra Nasuada, como as decisões são difíceis de serem tomadas e como o Império de Galbatorix está realmente transformando tudo em um inferno, sim, temos outra guerra nesse livro e bem mais épica, mas sinto falta do próprio Galbatorix dá as caras e vim fazer a maldade pessoalmente, espero isso nos próximos livros.

Livros como esse são difíceis de dá uma nota, já que são tão complexos em enredo e personagens e você se frustra e se emociona a cada página virada, mas Eldest se tornou uma grande leitura pra mim, a cada dia amava mais Alagaësia e Saphira (que é a grande protagonista pra mim) e o final é surpreendente. E vamos ver o que Brisingr nos aguarda, até a próxima leitura.

PS.: minhas aulas na faculdade começaram essa semana, então vocês me verão pouco aqui agora L
PS2.: alguém me explica o porquê do nome Eldest????!!?

1 comentários:

  1. Ahazou.
    Um dia eu termino.
    Já sei o final, e é um luxo.
    Rumo a Brisingr.
    =*

    ResponderExcluir

Blog contents © Lisztomania 2012. Blogger Theme by Nymphont.