Resenha do Livro Eragon

quinta-feira, 8 de março de 2012

Antes do post em si eu quero explicar QUE... quando criei o blog estava sem ânimo e achava que ele não ia durar muito, no início eram só posts aleatórios sobre coisas bobas, porém foram surgindo assuntos muito legais que renderam posts incríveis (o do Grammy por exemplo, assim como o do SPFW) e bem elogiados, só que é o seguinte, não é todo dia que posto algo tão engraçado como um post falando sobre os gifs da Lady Gaga no Grammy, nem é todo dia que falo sobre as roupas bÚnitas nas passarelas nÉ? Então num geral entendam, além de ser um blog pessoal o blog fala de TUDO, então em breve teremos post de moda de novo, sobre os famosos de novo ou sobre filmes... hoje vou falar de livros (minha paixão ETERNA).. vem coméééégo.   ATENÇÃO PODE HAVER SPOILER'S

Ganhei esse livro no meu aniversário de 15 anos (hoje tenho 18) dos meus amigos LINDOS Luiz e Patrícia, ele tem até uma dedicatória muito fofa e engraçada deles, só que desde os 15 nunca havia lido, por ser um livro meio parado (pelo menos no início) e também meu Ensino Médio foi meio puxado pra ler livros, então sempre começava e abandonava, isso até umas semanas atrás quando me viciei TOTAL no skoob e voltei a ler ele.
Eragon é um livro infanto-juvenil escrito por Christopher Paolini quando esse tinha 15 anos (conheço uma historia parecida >.<), é uma aventura épica que narra a vida de Eragon um Cavaleiro e seu Dragão Saphira, a estoria se passa na terra de Alagaësia comandada por um terrível Cavaleiro: Galbatorix. Eragon logo se vê numa jornada onde terá que fugir dos Urgals e encontrar os Ra'zacs para se vingar da morte do seu tio Garrow e encontrar os Varden, os únicos que o ajudarão a vencer Galbatorix e proteger Spahira.
Depois de você ler minha sinopse fail que criei agora.. rsrsrs, vem as minhas opiniões e críticas.
O livro me pareceu bem adulto para ser escrito por um jovem de 15 anos, dá pra perceber logo no início que Paolini leu muito Tolkien quando criança pra se inspirar pra tal estoria, personagens como elfos e anões são muito parecidos com os vistos nas páginas de Tolkien. 
Logo no inicio Eragon encontra o ovo na Espinha e acha ser uma pedra preciosa, tentanto até trocar por comida ou dinheiro na fazenda, conhecemos sua família, seu tio e primo Roran que parte logo nos primeiros capítulos pra se juntar aos rebeldes de Surda, tudo começa bem devagar e meio parado até o ovo abrir e Eragon descobrir o dragão ou "dragoa".. Saphira, então conhecemos uma das, se não a melhor personagem do livro, Saphira é muito fofa e acompanhá-la desde o ínicio crescendo e logo depois começando suas comunicações com Eragon é magnífico, ter um dragão deve ser incrível já que ele o conheço profundamente, seus defeitos e qualidades, além de ajudá-lo nas horas do perigo e conversar com você sempre no sigilo já que eles se comunicam por meio de pensamentos, o quanto os dois se tornam amigos durante o livro é muito bonito e cada voo e pensamento compartilhado são as melhores passagens do livro.
Então tudo se fode (rsrsrsrsrsr) quando o rei descobre da existência de Eragon e de que o dragão saiu do ovo e manda os Ra'zacs atrás dele, o tio de Eragon é assassinado pelos Ra'zac e ele foge com o intuito de se vingar da morte do tio, daí conhecemos Brom que se torna mentor e amigo de Eragon, o ensinando várias coisas úteis desde Magia a aprender a ler, coisa que Eragon não sabia antes de partir.
Daí eles fogem pra vários lugares diferentes e vemos Eragon se desenvolvendo e crescendo, aprendendo duelar, fazer magia e falar a língua antiga, além de várias coisas sobre os Cavaleiros, tem hora que o livro fica meio parado pois narra Eragon indo de lugar a lugar em busca dos Ra'zacs, as vezes tem capítulos só onde eles andam sobre as montanhas e florestas, ou atravessam um rio ¬¬ quase durmo nesse capítulo do rio e logo depois do deserto.
Outra coisa as vezes chata são os nomes, tem nomes que são bem complicados dos personagens e lugares e isso dificulta um pouco a leitura, além de Paolini não seguir um padrão de descrição, por exemplo muitas vezes ele descreve um lugar facilmente e você logo o imagina, já as vezes os detalhes são grandiosos e você demora um pouco pra poder imaginar tal lugar onde se passa. Onde os Varden moram é um exemplo - pra mim pelo menos - eu tive que reler algumas vezes pra poder entender como era o lugar, cada parte tem um nome diferente - e complicado - e metade é ocupada por anões e a outra metade por Vardens, é bem magnífico, mas também complicado pra entender e é um lugar chave, já que é onde se passa a ação principal do livro. 
Arya - a elfa que Eragon resgata de Gil'ead - é também uma das minhas personagens preferidas, além de ser elfa e ter um século de idade, é linda, é poderosa e é um TAPA na cara da sociedade, pena que isso tudo foi "destruído" na adaptação do cinema (já já falo disso ¬¬). Outra personagem que adorei foi Angela, a bruxa vidente que revela o futuro de Eragon e seu menino-gato Solembum que me lembrou muito o gato de Alice no País das Maravilhas, cheio de charadas e aparições misteriosas. Murtagh também é um dos melhores personagens, descobrimos uma coisa terrível sobre ele, mas ele se revela leal no final e espero ver mais dele no segundo livro.
Pra quem não sabe Eragon faz parte de um ciclo de 4 livros, intitulado Ciclo da Herança compostos por Eragon, Eldest, Brisingr e Herança (ainda não lançado no Brasil ¬¬ PQP Rocco), e eu já encomendei o segundo, Eldest no skoob, quando chegar já corro pra ler \o/

Mudando um pouco de assunto e falando agora do filme (que comprei assim que terminei de ler.. (sou RYYYYYYYYYYCA com 10 Y) já tinha visto, mas depois de ler o livro você o assiste com um entusiasmo maior e com um outro senso crítico. Vários elementos do filme são bem feitos, os cenários são magníficos, já os personagens né... Saphira merecia mais simpatia, Eragon nem se fale, além de que Arya no filme não tem todo esplendor que no livro e nem é mencionado que ela é uma elfa e Angela que simplesmente tem 1 cena e é totalmente sem simpatia, diferente do livro, ainda bem que não fizeram uma continuação, porque iriam destrui o enredo de outro livro. 

O post hoje é só isso, tenho que organizar umas tags aqui no blog pra deixar tudo bem mais arrumadinho, agora to lendo outro livro enquanto aguardo Eldest chegar, e logo logo teremos mais resenhas dos livros, ah assisti Hugo e Amanhecer Parte 1, mas achei muito fraco não são dignos de críticas aqui no blog... até o próximo post. Beijos

PS.: C. Paolini... o autor da série é um mega Boy Magia! Por isso já vale a pena ler o livro.

2 comentários:

  1. Ei Bruno! o/
    Bom, li Eragon ano passado e concordo com praticamente tudo que você falou. Os pontos positivos e os negativos. Realmente a leitura é um pouco cansativa, mas a qualidade na construção geral do texto acaba nos esquecer disso durante grande maioria do livro. Infelizmente isso acontece com um pouco mais de frequência nos outros livros, mas não é uma coisa que realmente me incomoda. Mas tenho de dizer, um capítulo para atravessar um rio... rs.
    Sobre os personagens citados também amo todos. Eragon, Saphira (de longe a melhor), Murtagh e todos os outros citados. Roran não aparece tanto nesse, mas nos próximos ele irá dar as cara e também gosto bastante do personagem. Outro que acho que você não citou, mas destaco é Nasuada. Pode aguardar grandes coisas para ela.

    Vi o filme assim que terminei de ler Eragon e detestei. Não foi fiel ao livro e meio que destruiu a mitologia do mesmo. Enfim, acho que já me prolonguei de mais. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. AMIGO, Eragon é ocximo menine. aushauhsuahsuahsuahsuah O filme é um desastre, mas enfim.
    Ainda lembro quando ganhei de aniversário de 12 anos em 2006, foi tipo, vomitei de felicidade. *---*
    Passei as noites do FIG (para o ql eu n ia naquela época) lendo Eragon, foi mágico.
    Ah, e Murtagh ainda vai te surpreender e muito. Cuidado!
    =*

    ResponderExcluir

Blog contents © Lisztomania 2012. Blogger Theme by Nymphont.