Resenha: Cidade de Vidro

segunda-feira, 25 de março de 2013

 “Age como se não fizesse parte de tudo isso, do nosso mundo; fica sempre de fora, mas faz parte disso. Você é central. Não pode sentir que é coadjuvante para sempre, Clary, não quando é filha de Valentim. Não quando Jace está fazendo isso em parte por sua causa.”
(cataploft na cara da Clary)

Tá, agora Clary chegou ao ápice de tudo que ela menos queria (ou não): todos se preparam pra uma guerra que pode ou não acontecer, Jace está muito distante com ela, não se sabe se pelo fato de tentar protegê-la ou se tem mais coisa aí, sua mãe está prestes a acordar do coma mágico, mas ainda falta a ajuda de um certo feiticeiro que está sumido e todos tentam afastá-la desse mundo que ela tanto quer se ver longe, mas que agora é impossível voltar atrás.

Agora a ação toda se passa em Idris, mais precisamente em Alicante, a Cidade de Vidro, todos vão para lá e vemos pouquíssimo de Nova York, somente no início mesmo. Conhecemos vários novos personagens e novas famílias de Caçadores de Sombras, não quero dá tanto spoiler sobre isso livro, pois espero que tudo seja surpresa pra você quando ler, assim como foi pra mim.

Clary continua sem sal, sério essa menina tem sérios problemas, ela consegue fazer tanta besteira nesse livro (tudo bem que depois se resolve), mas pfvr né?! Vamos melhorar isso aí. Jace é Jace e sempre será meu personagem preferido, nesse livro ele sofre tanto e a gente descobre tanta coisa sobre ele que simplesmente é impossível não amar.
Alec e Magnus estão cada vez mais fofos e ganharam um pedacinho no meu coração, é um dos casais mais fofos da ficção (eu tenho muito medo do que podem fazer na adaptação para os cinemas). Simon continua demais, depois do que descobrimos no final de Cidade das Cinzas sobre ele é lógico que eu esperava que ele seria questionado pela Clave do porquê ele ser um Diurno (um vampiro que resiste a luz solar). Isabelle está perfeita nesse livro, o tanto que eu achava ela apagada nos outros volumes, nesse ela brilhou e teve seu destaque.

Como em todo “final” de saga temos revelações, batalhas e consequentemente mortes. Posso dizer que foram poucas, mas uma em especial me fez ficar muito triste, quase chorar (sou dos que choram lendo, mindeixem). As revelações foram todas bem feitas, é o tipo de saga que você sabe que foi bem planejada e escrita de uma vez, pois qualquer coisinha solta nos outros livros, nesse é revelado o porquê, quando e como. Um capítulo em especial (Cap. 17 – O Conto da Caçadora de Sombras) me chamou muito atenção por ser o tipo de capítulo que se revela quase tudo nele só, foi um choque a cada parágrafo, me lembrou muito o capítulo A Profecia Perdida de Harry Potter e a Ordem da Fênix, quando Dumbledore senta com Harry e diz que irá contar tudo, pois pronto... a mãe de Clary, Jocelyn, senta com ela e conta tudo que escondeu durante anos para a filha, eu adorei.

O final em si é bem construído, eu gostei de como tudo se encaixou e foi conduzido para a cena final (antes do epílogo), o vilão Valentim se tornou brutalmente mal depois de tudo que descobrimos sobre ele e a cada cena temos mais medo e raiva das coisas que ele faz. O epílogo deixou um pouco a desejar, mas me deixou uma saudade enorme dos personagens, mas foi bom saber que apesar de tudo todos estavam felizes no final :)

É impressionante o quanto essa saga se sustenta por esse volume em especial, Cidade de Vidro é de longe o melhor livro dos três e não consigo ver os outros sem esse em especial, além de ter o melhor plot e momentos alucinantes de ação, têm um final digno de não deixar nenhuma ponta solta para dúvidas ou futuras continuações. Pra mim esse é o final da trilogia e as continuações seguintes (Cidade dos Anjos Caídos em diante) são apenas estórias paralelas com os mesmos personagens, mas que não acrescentam em nada nessa saga que se sustenta só em três livros... muito bons, diga-se de passagem. Cassandra Clare vamos se empenhar em criar coisas novas... JÁ!

Ps. Ainda não li uma resenha positiva de Cidade dos Anjos Caídos, tô sendo preconceituoso com o livro, mas é que fiquei tão satisfeito com esse que acho que não preciso de outros pra continuar. Pode ser que eu leia, depois, com saudade dos personagens.
Ps2.: Minha nota é 10 Torres Demoníacas da Cidade de Vidro

2 comentários:

  1. Ai ahazou viu?!
    Ja quero ler todos um dia.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Pelo menos o filme eu tenho certeza que assistirei contigo.
    Enfim.
    Matem essa travestchy sem sal(to).
    Or!
    Muá.

    ResponderExcluir
  2. Preciso retomar a leitura dessa série. Fiquei meio balançada com o jeito da Clary ser no primeiro livro, uma super chata, mas no segundo livro ela mudou um pouco e estava mais satisfeita com a personalidade dela.

    Ótima resenha!

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir

Blog contents © Lisztomania 2012. Blogger Theme by Nymphont.