Resenha: Cidade das Cinzas

sábado, 9 de março de 2013


“Um par de lobisomens ocupava outra mesa. Estavam comendo perna de carneiro crua e discutindo quem ganharia uma briga: Dumbledore dos livros de Harry Potter, ou Magnus Bane.
– Claro que Dumbledore ganharia – disse o primeiro – ele tem aquela Avada Kedrava potente.”

É visível claramente que Cassandra Clare evoluiu na escrita do primeiro livro para o segundo, mas ela pecou em tantas coisas na construção da mitologia desse que se não fosse o plot incrível eu teria desistido dessa série. E é assim, polêmico, que eu começo minha resenha de Cidade das Cinzas (que pfvr, alguém me explica o porque desse titulo? Tenho umas teorias, mas nenhuma me leva a uma conclusão. Cinzas? Oi?). Antes de mais nada aviso que é quase impossível falar desse livro sem citar alguns spoilers do volume anterior (resenha aqui), caso não leu e/ou não quer saber nada de spoilers corre no último parágrafo do post que tem apenas as conclusões e claro: comente o post, deixe-me feliz o/

Clary agora é Caçadora de Sombras igual seus amigos Isabelle e Alec, e seu irmão Jace, ainda com sua mãe vivendo um coma mágico e seu melhor amigo Simon se afastando cada vez mais o que ela mais quer agora é voltar no tempo e esquecer que tudo isso é verdade. Só que depois de mortes misteriosas de crianças do Submundo por Nova York e o roubo do segundo Instrumento Mortal, a única coisa que ela pode fazer é tentar manter seus amigos a salvo e combater o maligno vilão (e pai biológico) Valetim.

Acho que com todas essas loucuras acontecendo na vida de Clary ela está bem mais madura nesse livro, ela passou de irritante (que comentei na outra resenha) pra mais inteligente, ela agora toma as rédeas da situação e faz as coisas, ela defende os amigos e se comporta como uma boa Caçadora de Sombras que é. Mas fico ainda com o Jace como o melhor personagem, ele continua sarcástico, lindo e tentador, e descobrimos mais coisas sobre ele que só fazem seu personagem crescer, é incrível. Valentim também é um personagem muito bom, além de ser pai de Clary e Jace e o vilão de toda a estória, ele tem uma maldade e uma esperteza na persuasão que são dignas de mestre.

Alec e Magnus estão cada vez melhores, mas esperava mais dos dois nesse livro, espero não me decepcionar no próximo. Simon, agora vampiro, só me surpreendeu, além de continuar um fofo, seus diálogos são ótimos e as coisas acontecem com ele realmente nesse livro, muitas revelações e momentos incríveis com esse personagem. Luke continua ótimo, assim como Isabelle e adorei a inclusão de Maia (uma lobisomem) na estória.

A narrativa desse livro está incrível, Cassandra Clare nos mostra pontos de vista diferentes por vários personagens e se amplia a forma da estória ser contada, além de em muitos momentos nos deixar FREAKLOUCOS pra saber o que diabos aconteceu com fulano. Visitamos novos lugares e ficamos tontos correndo de lá pra cá por Nova York, aliás esse livro é pura ação, quem disser que ficou entediado é porque não estava prestando atenção mesmo pois as cenas de luta são muito marcantes.

O livro pecou por deixar a mitologia entediada (pelo menos eu achei), o que me fascinou tanto em Cidade dos Ossos foram os tantos nomes e lugares mágicos e toda aquela gama de monstros e tal, mas nesse a autora parece ter copiado Harry Potter ao pé da letra, um monstro com o poder do bicho papão (se transformar no seu maior medo), uma Inquisidora má com características de Dolores Umbrigde são só o inicio. Outra coisa que me incomodou na cena do navio (quem leu vai se identificar), gente o Valentim é poderosíssimo e consegue invocar aquele monte de demônios, mas às vezes cansa vê um monte de monstruosidade vindo pra cima de você, bem que algum clã do Submundo poderia se aliar a ele por algum motivo pra lutar nessas guerras, ah sei lá, as vezes acho falta de criatividade colocar mil demônios de formas diferentes num exército onde do outro lado temos os mais variados seres. Além de que 90% dos demônios são burros e fáceis de derrotar. Mas isso é só um leitor perfeccionista falando.

Por nos trazer a um mundo novo e ao mesmo tempo familiar, para os fãs de literatura fantástica, Cidade das Cinzas tem seu mérito pelos personagens carismáticos e boa narrativa, além de uma dose de ação e ótimos FREAKmomentos! Mesmo nesse volume pecando um pouco por sua mitologia e mais uma vez por ser previsível eu dou 8 estrelinhas tatuadas por uma estela brilhante no braço musculoso de Jace Wayland.

Ps.: A Cassandra não é uma fofa?!
Ps2.: Acho essa capa incrível, like todas, mas a Galera Record pecando como sempre com esses brilhinhos nela.

2 comentários:

  1. Menineeee!
    \o
    Vem cá.
    Adorei a resenha e já quero ler toda a série.
    Se imitar Harry faço uma pira com os livros e queimo, maizé nada!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    (mentira)
    Adorei a foto da autora, me lembrou um pouco da loucura da Luna Lovegood.
    Mas né!
    E a editora tem que melhorar com essas capas, tá mt Crepúsculo com esses brilhinhos.
    Façam algo simples. =*

    ResponderExcluir
  2. Oh my fucking goddess!
    Esta é a resenha dos meus sonhos para esse livro.
    Não creio que historia seja lá tão previsível, mas tá valendo o comentário.
    Eu parei de ler o livro no terceiro. Pra mim a série acaba ali. Sem mais.
    Acredito que você vai gostar bastante do próximo livro, como eu gostei.
    O meu problema com a série: não me envolvi com os personagens (O Jace é o Jace, fato).
    Pena que a narrativa não é do ponto de vista do Jace. seria incrível.

    Adorei teu blog.
    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir

Blog contents © Lisztomania 2012. Blogger Theme by Nymphont.