Resenha: O Clã dos Magos

quarta-feira, 24 de outubro de 2012


Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam. Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente. Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.

Confesso que comecei a ler esse livro pela capa, gente a capa desse livro ao vivo é simplesmente mágica, ela é bem simples como vocês podem ver aí ao lado, mas sei lá, quando segurei ele pela primeira vez eu sabia que ele tinha que ser minha próxima leitura (acho que a mesma coisa aconteceu quando segurei Starters, a Novo Conceito é muita magia).
O Clã dos Magos é o primeiro da Trilogia do Mago Negro, o livro é divido em duas partes e contado em terceira pessoa e sempre sob as visões de Sonea, seu amigo Cery e dos magos Rothen e Dannyl, é bem evidente a forma como a Trudi nos conta a visão de cada personagem e achei interessante as diferentes formas de pensar de cada um e de falar, Sonea e Cery por exemplo por serem favelados falam as gírias da favela, já Rothen tem seu jeito elegante de ser, Dannyl por sua vez é mago, mas é descontraído e sabe se passar como um favelado como ninguém, como quando ele se disfarça pra chegar nos Ladrões.
A Trudi nos apresenta um novo universo onde ela cria suas próprias palavras, comidas e até animais, tem até um Glossário e mapas no fim do livro pra ajudar o leitor. A linguagem é simples e bem descritiva, tem algumas críticas sociais, principalmente em algumas falas e pensamentos de Sonea, mas tudo bem sutil. Outra coisa, a autora não abordou isso que falarei agora, é só uma desconfiança minha, eu acho que o Dannyl seja gay, sei lá, ele sempre fica desconversando quando os outros Magos falam de mulheres ou casamento... posso está errado. mas há anos atrás eu não estava, se tratando de outro personagem.. cof.. coff Dumbledore 
Eu achei a primeira parte do livro meio morna, é totalmente sobre a fuga de Sonea tentando fugir dos Magos e sempre eu queria que ela fosse pega, eles só queriam o bem pra ela, talvez se eu não soubesse da real intenção do Clã o livro teria sido mais frenético na primeira parte. Já a segunda parte do livro tudo é mais mágico, é quando ela é "capturada" e quando descobre sobre o Clã, o que cada um faz e tal e se ela aceita ou não ficar lá. 
O livro dá uma guinada boa logo nas páginas finais quando acontecem algumas coisas realmente más e Sonea é levada a prova, daí tudo fica mais corrido e até li mais rápido querendo saber logo o que iria acontecer. O final é bem morno, mas sabemos de uma revelação, que eu já desconfiava, que deixa tudo a perder e dá uma boa curiosidade e vontade de ler o segundo livro.
É um bom livro, tem uma leitura simples e bem curiosa, você descobre novas coisas sobre Imardin a cada página, porém espero que o segundo seja menos previsível e tenha mais ação, e ainda bem que surgiu um novo vilão porque Fergun não me convenceu nesse.

A Aprendiz, segundo volume da Trilogia tem seu lançamento para 15 de Novembro ainda desse ano, a Editora Novo Conceito liberou a capa, veja logo abaixo:
Já quero

PS.: Pode ser que eu demore a postar aqui agora, ando sem tempo total, esses dias são os últimos antes do ENEM então eu estou tentando ler algumas obras da Literatura Brasileira que ao meu ver cairão sem dúvida na prova e fazendo umas redações pro Cursinho e tal... enfim, medo, ansiedade e nervosismo, mas confiante!

8 comentários:

  1. Amei.
    Já sinto eu lendo esse livro na praia.
    =* verão 2013.
    Já sinto que a cor de 2013 é ou num tom amarelo ou verde pra azul.
    Já sinto.
    Mais uma trilogia pra gente colecionar.
    Ai meu bolso.
    Quero todos e amo/sou um mago.
    Tu sabe.
    Só achei estranho o nome dela, Sonea.
    Parece que é alguém com dislexia ou qualquer coisa assim falando.
    "Oen, Sonea!"
    Enfim.
    Espero que ela melhore o vilão, vou mandar o link de "A Usurpadora" pra ela.
    Já quero a mixtape.
    =*

    ResponderExcluir
  2. Ei Bruno,

    Eu amei o enredo! É bem o tipo de historia que eu adoro, mas achei a narrativa lenta demais. Aquela coisa da menina ficar meio livro fugindo e nada acontecer me cansou rsrs.
    Tirando isso eu adorei e estou curiosa para ler a continuação, uai será que o Danny é gay?? não tinha pensado por este lado, mas agora que vc falou... rsrs.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. nossa que legal, já ouvi falar muito bem sobre esse livro, estava ansioso por essa tua resenha desde que soube que estava lendo ele. amei. com certeza vou comprar ele.
    Da uma passadinha no meu blog ?
    -> Estilo 4 U

    Abração

    Não deixe de conferir...
    Divulgue seus sorteios | Facebook

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruno!
    Eu já li o livro e não curti muito. Esperava uma história mais instigante e original. Espero que o próximo livro seja melhor e explique algumas coisas.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da premissa! E, uau, um milagre: a NC acertou na capa HDUASHDSA

    ResponderExcluir
  6. Eu não estou muito curioso para ler esse livro, embora curto muito a capa dele hehe

    Abraços.
    Me visita ?
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Também achei a mesma coisa (e comentei sobre isso na minha resenha também): o fato de sabermos as intenções do Clã nos deixava loucos para a Sonea ser pega, ao invés de torcermos por mais uma fuga dela. Acho que esse foi o principal erro da primeira parte do livro.
    A segunda parte foi show, eu adorei. *-*
    Estou bastante ansiosa pelo próximo livro.
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  8. Eu to com muuuuita curiosidade de ler esse livro. Todos dizem que é ótimo e tal. Com o segundo livro vindo aí me dá até mais vontade de ler. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir

Blog contents © Lisztomania 2012. Blogger Theme by Nymphont.