Resenha d'O Hobbit

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

"Você é uma ótima pessoa, Sr. Bolseiro, e gosto muito de você, mas, afinal de contas, você é apenas uma pessoazinha neste mundo enorme!"

Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem em sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!

Publicado originalmente em Setembro de 1937, O Hobbit ou Lá e de Volta Outra Vez, é um clássico da literatura infanto-juvenil e um dos livros mais aclamados de sua época, escrito pelo mestre J. R. R. Tolkien, o livro conta as aventuras e façanhas de um hobbit e outros treze anões em busca de um tesouro antigo e longínquo (fui xyque agora, as aulas de redação estão valendo e MUITO).
O livro foi meu primeiro do Tolkien e posso dizer que depois de todo preconceito contra suas obras e sua escrita eu posso dizer que é um livro bom, começa de uma forma bem legal, você conhece Bilbo e toda a vila dos hobbits, então você é surpreendido por treze anões - Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Fili, Kili, Bombur, Bifur, Bofur, Dwalin, Balin e Throin - e se vê numa aventura diga-se de passagem meio monótona, no início tudo é bem chatinho (quem me acompanha no skoob sabe que eu fiz histórico pro livro e meus comentários não mentem), Bilbo e sua tropa só faz reclamar por não ter comida e conforto e por andar e andar sem chegar a lugar algum, o livro só desandou na parte que Bilbo achou o anel, um momento bem interessante, e quando ele salva os anões das masmorras dos Elfos da Floresta, é bem divertido e interessante e Bilbo cresce como personagem, você até percebe pelo respeito que ele ganha dos outros depois disso.
Não quero soltar nenhum spoiler aqui porque espero que sua leitura seja cheia de surpresas como a minha foi, só um aviso, no início quando o livro tiver bem chato, NÃO o abandone, eu já havia abandonado esse livro uma vez e voltei a ler essas semanas por toda a confusão da trilogia de Peter Jackson e tal, não o abandone, o livro será uma surpresa quando o hobbit começar crescer como um gigante, se tratando de personagem. Ah e eu adorei o Smaug, tenho essas coisas com dragões, adoro todos, até os malvados *----------*

e... Falando Nisso: O Hobbit - Uma Jornada Inesperada (adoro esse subtítulo) irá para as telonass em seu primeiro filme, dia 14 de Dezembro de 2012, e semana passada (se eu não me engano), Peter Jackson declarou que o filme não teria duas partes, como antes, e sim três, tornando-se uma trilogia com sua última parte lançada nos cinemas apenas em 2014, isso gerou muitas opiniões contrárias entre fãs, cinéfilos, críticos e blogueiros pelo mundo todo, todos disseram suas opiniões sobre o assunto e agora falo a minha: eu acho que essa ideia de O Hobbit se tornar uma trilogia tem pontos negativos e positivos, tanto para os telespectadores como para a indústria e tal, LÓGICO que essas decisões são tomadas com base em dinheiro, não vou mentir né, se não fosse pelo dinheiro NUNCA veríamos tantos filmes dos Jogos Mortais ou tantos Filmes/Shows/Biografias/3D (que tá SUPER em alta), não veríamos todos os Harry Potter's se as salas não estivessem todas lotadas, lógico que a Warner Bros e companhia estão pensando nos faturamentos e blheteria, Peter Jackson pode se dizer fã do Tolkien e fazer um bom trabalho, não nego, mas ele também pensou na grana que vai ganhar com isso tudo. O livro é curto, dará uma trilogia meio arrastada e parada com MUITOS detalhes onde não deveria ter nenhum (mesmo ele adicionando coisas que não tem no livro como o encontro de Gandalf e Thorin e Gandalf no Conselho dos Magos lá), dois filmes daria pra contar a estoria como o Tolkien contou pela primeira vez (um filme daria quanto mais dois), e isso seria o suficiente para os que amaram o livro como eu, então... irei assistir os três em 3D? 
LÓGICO!!! 

E vocês? Já leram O Hobbit? O que acharam? E o que acharam da ideia da trilogia? Comentem...

2 comentários:

  1. Amigue, voltei pra comentar.
    Eu comecei a ler O Hobbit e achei um saco. Mas né, tentarei de novo assim que der.
    Peter Jackson ahazou com a trilogia d'O Senhor dos Anéis e eu não vou mentir que fiquei feliz em saber que ele arrastou O Hobbit pra 3 filmes (embora a história seja curtíssima), mas conheceremos detalhes sobre o mundo Tolkien do tipo "Backstage"! Adoro um backstage! hahahahahahahahaha
    Quero Galadriel, Gandalf, A Bia do Olho Grande AKA Sauron, tu sabe, já quero 11 Oscars again!
    Sobre o dinheiro, eu acho que ele pensou o seguinte: "Tudo pela fidelidade ao $$$$$$$enhor dos Anéi$$$$$" AHAM, SEI! :|
    aushuahsuahsuahsuahush
    14 de dezembro? Adoro! É perto do dia 17 e eu estarei em Caruaru, por conta do estágio, então... LET'S GO TO 3D SESSION!
    =* Bitch!

    ResponderExcluir
  2. Já li o Hobbit e realmente recomendo... para quem tem muuita paciêcia. Muita gente desiste logo no começo do livro porque é realmente lento e chato. Mas vale a pena continuar, porque o que vem depois, compensa. Quanto aos filmes, eu achei legal a divisão em três (mesmo que eu irei precisar de mais dinheiro :P) porque ai eles podem dar bem mais atenção aos mínimos detalhes sem deixar passar muita coisa...

    ResponderExcluir

Blog contents © Lisztomania 2012. Blogger Theme by Nymphont.