A Esperança terminando a saga Jogos Vorazes

sexta-feira, 11 de maio de 2012


"Você pode nos torturar e nos bombardear e queimar nossos distritos até que eles virem cinzas, mas está vendo isso aqui? Está pegando fogo! Se nós queimarmos, você queimará conosco!"


E eu finalmente terminei de ler "A Esperança" (como odeio esse título.. já já falo dele), hoje pela tarde, desde a  segunda parte do livro que não conseguia fechar ele, então ontem a noite fui dormir com sono, mas não parava de pensar no livro, acordei mais cedo hoje pra adiantar a leitura e finalmente terminei. Então vamos a resenha né... vem comégo que tava louco pra fazer essa.

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança. [ctrl+c ctrl+v da resenha na orelha/aba do meu livro feelings].

Uma coisa que posso falar sobre esse livro é que ele é cruel, é voraz. Cada capítulo deixa você sedento por mais e mais e a cada página uma nova surpresa, uma nova ameaça, uma nova morte =O. Deixa você sem fôlego literalmente. Mas vamos por partes:
Na primeira parte do livro as coisas são paradas mesmo, vemos como é o Distrito 13, que na minha humilde opinião é uma versão melhorada da Capital, mas que ainda MANDA SIM nas pessoas, enfim... não gosto da Coin, gostava por que ela morreu MUAHAHAHAH. Vemos como o Distrito 12 ficou depois do bombardeio, ficou só as cinzas praticamente e vemos todo o movimento pra Katniss se tornar "o tordo" e ser o símbolo dos rebeldes e gravar todos aqueles pontoprops alucinantes de incentivação.
Já a segunda parte é bem mais ação pois é quando Katniss junto com o pessoal da sua tropa do 13 invadem o Distrito 2 para enfraquecer a Capital e Peeta é resgatado, daí descobrimos que ele foi telessequestrado, algo como se tivessem modificado as memórias dele e colocado novas no lugar, daí ele odeia a Katniss e chama ela de bestante e é bem triste isso.
Na última parte do livro - a melhor - é quando começam as correrias, disfarces, bestantes e reviravoltas na luta contra a Capital, enfim estou sem querer dizer nenhum spoiler, mas é difícil demais, só quero dizer que a última parte salvou o livro, eu sabia que tia Collins não ia deixar os fãs com um final ruim, as duas primeiras partes são meio morninhas sabe. Mas enfim, eu gostei do livro, gostei do final (depois de refletir por um tempo) e adorei o epílogo, o livro me mostrou uma forma real e mais humana de terminar as coisas e não aquela coisa MUITO feliz e alegre que é mais convencional, muitos podem ficar triste com o fim desse livro.. enfim, foi do jeito que eu esperava, mas é cruel. 
Temos apenas pessoas tentando sobreviver após uma guerra terrível e fazendo o que TODOS NÓS PROCURAMOS, a felicidade e o amor com a família. #chorem

SOBRE A SAGA:

Agora que li os três posso falar dos três livro num geral.
1º - Todos tem uma capa muito perfeita, ilustrada pelos tordos, a capa do terceiro é a mais bonita, na minha opinião, mostrando o tordo voando livre num fundo azul LINDO. Só sinto falta da foto da autora na orelha/aba da parte de trás, super deveria ter uma fotinha sorridente dela lá.
2º - Gente, POR FAVOR, o que é essa tradução de Mockingjay para tordo e PIOR... para A Esperança, aqui em casa ocorreu algo muito interessante, enquanto eu lia esse livro, minha irmã passou pela sala, leu o título em voz alta e disse: - É auto-ajuda é? Me empresta depois? 
OMG!!! A Esperança é título de auto-ajuda, nada a ver com o livro, eu até entendo que Katniss é o tordo, é a esperança para os rebeldes e tal MAS eu protesto contra esse título! A rocco nunca deveria ter permitido traduzirem Mockingjay para tordo e se fizeram isso, deveriam ter chamado o último livro de O Tordo. Enfim... opinião minha..
3º - Escolhendo um melhor eu diria que seria o segundo: Em Chamas. Foi o que mais me prendeu e mais me deixou querendo mais.
E por último: estou órfão de Hunger Games, não me sentia triste (e ao mesmo tempo feliz) por terminar uma saga desde Harry Potter e posso afirmar: Jogos Vorazes tem sido a melhor séries de livros que já li desde HP, é minha segunda saga preferida \o/

PS.: Hoje fiquei sabendo que The Secret Circle foi cancelado... novamente:

2 comentários:

  1. OMG! Pelo que tu me contou no backstage (pq sou VIP =*) eu adorei o final. Foi bem realista mesmo. Thanks Tia Collins! (Pq somos íntimos =*).
    Quero que ela termine com o boy magya namorado da Hannah Montana, o Gale (pq agora eu sei o nome do boy =*), mas acho que ela vai terminar com o Peeta Chequeeeteeetas e depois de Hunger Games vão participar de um remake da novela do sobrenome dele no SBT! (=* Silvio Santos)
    aushaushuahsuahsuahuhas
    SECRET CIRCLE CANCELADA! =O
    OMG!
    AWAKE CANCELADA!
    OMG
    ÚLTIMA TEMPORADA DE GOSSIP GIRL!
    OMG
    =O
    Socorro! Cadê as séries boas gente?
    WHY DO BAD THINGS HAPPEN WITH GOOD PEOPLE? --' Shit!

    ResponderExcluir
  2. ME EMPRESTA ESSES LIVROS CARA DE PASTEL.


    WHY DO BAD THINGS HAPPEN WITH GOOD PEOPLE? (2)

    ResponderExcluir

Blog contents © Lisztomania 2012. Blogger Theme by Nymphont.