Em Chamas com o quanto esse livro é BOM

sexta-feira, 4 de maio de 2012


"Tínhamos que salvá-la porque você é o tordo, Katniss. Enquanto você viver, a revolução vive."

LOGO AVISANDO QUE ESSE POST CONTÉM SPOILERS.

Em Chamas começa bem depois de onde Jogos Vorazes termina, Katniss e Peeta estão ainda fingindo pra toda Panem o romance entre os dois e se preparando para a turnê da vitória, uma forma da Capital manter fresca a imagem/mensagem dos Jogos Vorazes viva, depois de percorrer todos os distritos Katniss percebe que algo está errado e diferente, alguns distritos estão em revoltas e uns em "guerra" com a própria Capital - por mais que essa tente esconder tudo isso.
Somos surpreendidos por o quando a Capital e o presidente Snow conseguem tomar as rédeas do relacionamento dos dois, fazendo-os noivarem e Peeta pede Katniss em casamento, só que enquanto os dois se preparam pra essa união falsa o presidente Snow determina as regras do terceiro Massacre Quartenário (Jogos Vorazes diferentes, que acontecem a cada 25 anos), cada distrito terá que mandar dois vencedores dos Jogos um de cada sexo para novamente matar ou morrer na arena. Como é a única vencedora do Distrito 12, Katniss é enviada, e quando Haymitch é sorteado como o tributo masculino, Peeta se voluntaria para ir em seu lugar.

Voltando... quando a Katniss vai pro Massacre é tipo tristeza total, como assim Cinna é torturado enquanto ela assiste tudo antes de ir pra arena? E quando chega na Arena, como assim ela foi transformada num mar? Ela logo faz parcerias com Finnick, que venceu os Jogos anos atrás, a primeira coisa na mente dela é proteger Peeta, já que somente um pode sobreviver, que seja ele. Então ela se junta a Mags também (mesmo que por pouco tempo.. SPOILERS FEELINGS) e a Johanna, mesmo não indo muito com a cara dessa. 
Depois de sofrerem vários ataques dos Idealizadores dos Jogos e se aliarem também a Beetee e Wiress, eles descobrem que a arena funciona como se fosse um relógio, em que cada hora há um ataque em uma parte diferente. Só que Wiress morre e Mags também (essa última se sacrifica bem TRISTEZA TOTAL), daí Beetee tenta armar uma armadilha que iria eletrocutar os outros tributos, só que na verdade é usado pra destruir o campo de força ao redor da arena. Daí pronto, é dúvida e dúvida na cabeça do leitor (eu) e depois algumas respostas.
E as revelações loucas começam... Como assim o Distrito 13 existe? Como assim existe uma "sociedade secreta" que quer acabar com os Jogos e com o poder da Capital? COMO ASSIM GENTE? Como assim a Capital conseguiu capturar Peeta e Johanna? Como assim o Distrito 12 JÁ NÃO EXISTE MAIS? (Afinal essa é a última frase do livro).

Tá até aí dá pra você se situar o quanto esse livro é bom e cheio de surpresas. Segundos livros sempre são rodeados de medo, se o primeiro é MUITO BOM como a autora irá se superar num segundo? Mas isso não ocorreu em Em Chamas, esse foi melhor que seu antecessor, Jogos Vorazes, em tudo! 
O ritmo do livro é o mesmo, bem acelerado com coisas ocorrendo o tempo todo e sempre surpresas nos finais dos capítulos que deixa você LOUCO pra ler o próximo, o próximo, o próximo e assim só parar o livro quando ler ele todo.
Outra coisa, essa do pessoal ficar defendendo o Gale eu até entendo, mas eu não acho que ele mereça a Katniss, por mais que mil coisas apontem que sim, eu acho que Peeta é quem merece ela, é ele quem ajuda ela nos pesadelos, é ele quem tá lá do lado dela o tempo todo, ele é fofo, pinta e faz bolos e tudo mais, vive se declarando pra ela, MESMO quando as câmeras da Capital não estão por perto e eu admito: SOU TEAM PEENISS sim.
em todos os sentidos (6

É até torturante eu escrever aqui, enquanto o terceiro e último livro "A Esperança" me espera ali na estante pra ser lido, eu tô terminando aqui e correndo pra ele, estou MUITO surpreso com Suzanne Collins por ela fazer um trabalho tão bom, estou muito feliz por ler algo tão bom desde Harry Potter. 
Comentem o que acharam da crítica e/ou o que acharam do livro (quem leu), enquanto vou ali ler A Esperança!

4 comentários:

  1. Sempre soube que tu era team Peeniss!
    uashuahsauhsuahsuhaush
    aiai
    Bitch, please.
    Peeta? Odeio aquele ator, pf né?! Cara de "Quem peidou?" o tempo todo não rola. JÁ QUERO o outro q n lembro o nome, mas é namorado da Hannah Montana. O delicinha lá. Néah! Whatever.
    #vemnimim
    =O Distrito 13 vivo?
    =O Distrito 12 morto?
    =O Eletrocutamento?
    =O Revolts total das beeloka dos outros distritos?
    MarMinhaGente!MMG!=O Já quero ler!
    E já quero a realease de "A Esperança" pra saber como diabos acaba isso tudo. Peeniss morre? ("A pipa do vovô não sobe mais"?) COMOASSIM?
    Quero spoilers!
    =* pra Gossip Girl!

    ResponderExcluir
  2. P.S.: Escrevi release errado. =* pra mim!

    ResponderExcluir
  3. Me empresta JOGOS VORAZES bruno, deixa se ser mal. --'

    ResponderExcluir
  4. team Peeniss?!
    SAHUSAHSUHASUAHSUH'
    Vou primeiramente me direcionar apenas ao Luiz! Putz, leia os livros. Lendo os livros não tem como não gostar do Peeta! A Katniss é muito idiota em ainda ficar em dúvida entre ele e o chato do Gale! --'
    Enfim, ri de mais lendo essa resenha! KKKKKKKKKKK' Pois é! Em Chamas consegue ser ainda melhor que Jogos Vorazes! CHOQUE! Podemos ver as coisas acontecendo fora dos jogos dentro dos jogos! PERFEITO! Não consegui desgrudar do livro até o final e não vejo a hora de vê-lo no cinema! *_* Abraço!

    ResponderExcluir

Blog contents © Lisztomania 2012. Blogger Theme by Nymphont.