Resenha: O Chamado do Cuco de Robert Galbraith a.k.a. J.K.Rowling

sábado, 11 de janeiro de 2014

Uma das maiores surpresas literárias do ano passado com certeza foi a descoberta em julho de que a J.K. Rowling tinha escrito um livro publicado em abril de 2013 sob o pseudônimo de Robert Galbraith, fãs e mídia enlouqueceram pra ter o livro em suas mãos o mais rápido possível, é tanto que o livro que tinha vendido pouco mais de mil e quinhentas cópias desde o seu lançamento, após ser descoberto ser da Jo em apenas um dia pulou pra o top 3 de mais vendidos na Amazon. Eu confesso que foi um choque pra mim, no início achei que era marketing, que era fake a notícia e tudo mais, mas depois de refletir um pouco percebi que isso é coisa da J.K. Rowling mesmo fazer. Em uma de suas entrevistas ela relatou que adorou novamente escrever sem ter prazos e fãs esperando pra ler e que foi muito interessante ver leitores e críticos comentarem sobre o livro do Galbraith sem saber ser ela a autora por trás do romance.

Hahahaha, enganei todos vocês.
Mas vamos a resenha, O Chamado do Cuco nos apresenta Cormoran Strike um detetive que após se separar de sua mulher vive em seu escritório, mau tendo dinheiro pra pagar sua secretária temporária Robin; até o dia em que John Bristow aparece e lhe oferece um emprego: investigar a morte de sua irmã, a famosa modelo Lula Landry, que até então foi dada como suicídio. Strike aceita o emprego e começa a investigação, só que quanto mais ele entra nesse mundo de ricos, celebridades e modelos internacionais, mais as coisas vão ficando claras sobre a morte de Lula e mais perigoso vai ficando pra ele e pras testemunhas.

J.K. Rowling foi muito genial escrevendo esse livro, a narrativa tem um ritmo frenético e ela nos dá detalhes sobre tudo, cada investigação, cada entrevista com testemunhas do crime, cada coisinha miúda é dita ao leitor e ele mesmo fica costurando as coisas em sua cabeça tentando descobrir o que irá acontecer no final; eu mesmo deduzi várias coisas antes das últimas páginas. Mais uma vez em um livro da Jo, os personagens são incríveis, Cormoran Strike é um detetive peculiar, muito inteligente e determinado, já sua assistente Robin é muito valente e dona de situações bem corajosas e cínicas durante o livro, a relação dos dois é muito bem desenvolvida na trama, é algo que vai crescendo até seu final.

Só uma coisinha que talvez eu não tenha apreciado foi o seu final, acho que porque eu meio que já sabia o que iria acontecer, mas mesmo assim me surpreendi em como aconteceu e também pela falta de ação no livro, mesmo a narração sendo ótima (eu li em uma semana e meia) eu esperava mais correria, tiro e ameaças de morte...

Acho que quem não curtiu muito Morte Súbita irá gostar muito desse livro, por mais que eu tenha gostado, Morte Súbita é um livro denso, pesado, cheio de personagens e coisas acontecendo ao mesmo tempo, em O Chamado do Cuco as coisas são mais leves, você irá acompanhar o ponto de vista de Cormoran Strike quase que totalmente durante o livro inteiro; mas enfim, não quero contar nada e estragar a surpresa de vocês aqui, espero que todos leiam o livro pois é um romance policial muito bem escrito, com dosagens de humor certa, personagens cativantes e um enredo de tirar o fôlego, além de ser da J.K. Rowling né?!

Até a próxima, espero o comentário de vocês. Ah, essa semana ainda sai o layout novo aqui do blog, aguardem...

1 comentários:

  1. Eu to doido pra ler esse livro, mas jájá começam as aulas e eu n sei se vai ser uma boa iniciar a leitura perto de começar o TCC. :/
    Enfim, eu adorei o nome Cormoran Strike, mas achei Lula Landry estranho, tu sabe q eu amo os nomes que a J.K. inventa. Mas esse Lula é mt PT. #Dilma13
    E o final eu já quero saber, adoroooo spoilers e backstages.
    Tu sabe.
    <3

    ResponderExcluir

Blog contents © Lisztomania 2012. Blogger Theme by Nymphont.