Porque reler é reviver: Harry Potter e o Cálice de Fogo

domingo, 18 de agosto de 2013

Eu ando sem saco total pra ler livros ultimamente, por um lado por pura preguiça mesmo e por outro porque estou em final de período na faculdade e tenho dois projetos e uma prova pra estudar pra essa semana (mas tô aqui postando XD). Mas como nesse post aqui eu bem disse que esse ano seria um ano de releitura eu decidir ir ler Harry Potter que sempre me fez bem e olha que num minutinho eu reli o quarto livro e hoje venho falar dele aqui pra vocês, porque eu posso ter milhões de provas mas eu JAMAIS irei abandonar esse blog.


Bom, essa deve ser a quadragésima segunda vez que leio Harry Potter e o Cálice de Fogo (quando eu era criança eu só tinha Harry Potter na estante então eu relia sempre) vocês já devem tá cientes do que o livro se trata e eu não irei falar disso aqui, esse post é e não é uma resenha, são apenas pontos do livro e coisinhas que eu gostaria de comentar após a leitura... então pode ficar corriqueiro eu vim mais vezes falar sobre minhas releituras.

É tão estranho falar de uma coisa que você ama tanto que quase esse post não sai, porque o tempo todo vou ficar elogiando e elogiando e vai ter uma hora que vocês vão enjoar de mim, mas eu simplesmente amo o quarto livro, é um dos meus preferidos e foi um dos primeiros que li, cada tarefa do Torneio Tribruxo é muito mágica e muito legal de acompanhar e os enredos que acontecem entre elas são melhores ainda, vamos falar de alguns:

"- Não falem comigo - disse Rony em voz baixa.
- Por que não? - perguntou Hermione surpresa.
- Por que quero gravar isso na memória para sempre - disse Rony, com os olhos fechados e uma expressão de enlevo no rosto.- Draco Malfoy, a fantástica doninha quicante..."

Eu sei essa cena decorada na cabeça, mas toda vez que eu leio eu saio rindo feito um trasgo vesgo, por favor, vocês imaginam o quanto o Rony ficou feliz ao ver Draco que sempre caçoa dele, se transformando numa doninha quicante! É hilário, aliás o Rony sempre fala umas coisas engraçadas nesse livro:

“- Percy não reconheceria uma piada nem que ela dançasse pelada na frente dele, usando só o abafador de chá do Dobby na cabeça.”

O F.A.L.E ou Fundo de Apoio a Liberação dos Elfos Domésticos criado por Hermione também é motivos de várias risadas soltas durante o livro, principalmente quando o Rony caçoa dela. Na verdade a maioria das coisas que não entraram no filme são engraçadas, o Dobby, a Rita Skeeter publicando milhares de matérias loucas no Profeta Diário e sendo desmascarada no final, o Ludo Bagman, os explosivins do Hagrid e o que falar da hilária cena em que Harry e Rony fazem o dever de casa de Adivinhação, cada um inventando uma morte mais terrível que a outra?! Realmente engraçadíssima, fico imaginando a J.K. Rowling escrevendo essas coisas, ela deve se divertir muito:

“- Na próxima segunda-feira – disse ele enquanto escrevia – há grande probabilidade de eu apanhar uma tosse, devido à infeliz conjunção de Marte com Júpiter. – Ele ergueu os olhos para Harry. – Você conhece ela, escreve uma porção de desgraças que ela engole tudo.”

Tá, parei! Prometo depois fazer um post só com citações engraçadas dos livros, ditas por Rony. Mas saiba que se você me pegar rindo com um livro de Harry Potter nas mãos provavelmente eu estarei rindo do Rony.

As tarefas são incrivelmente mágicas e perigosas nos livros e tudo acontece de um jeito tão impossível que logo você começa desconfiar que sem "a ajuda de Hagrid e Dobby" Harry não passaria por nenhuma vivo. 

"- Vamos, as boas maneiras devem ser observadas... Dumbledore gostaria que você demonstrasse educação... curve-se para a morte, Harry..."

A volta do Lorde das Trevas, seguido do duelo entre os dois é uma das melhores partes do livro, eu adoro ler o capítulo que os pais de Harry voltam no Priori Incantaten e ficam dando instruções pra ele. E como o próprio Dumbledore disse, Harry se provou ser um brilhante bruxo lá no cemitério. 

Ah, outra coisa que no livro é simplesmente fantástica e cagaram total no filme é a volta de Almofadinhas, o Sirius anda presente como nunca nesse livro, seja por carta, seja dando conselhos a Harry ou seja como na forma de animago, como nas cenas finais que ele anda livremente pela escola e pela enfermaria e todos acham estranho o comportamento do cão.

"- Se você quer saber como um homem é veja como ele trata os inferiores e, não os seus iguais. - disse Sirius."

E o que acontece no final do livro é o que a gente acompanha no quinto (e melhor livro pra mim), que é quando Cornélio Fugde desacredita em tudo que Harry e Dumbledore diz e começa aquela ditadura no Ministério. Eu não vejo a hora de ter um tempinho e começar a reler Ordem da Fênix e provavelmente eu volte mais vezes pra fazer esse post de Reler é Reviver, porque eu gostei muito, digam o que acharam aí nos comentários, vou agradecer muito... até.

"Conforme dissera Hagrid, o que tiver de ser será... e ele teria que enfrentar o que fosse quando viesse."

2 comentários:

  1. Cálice de Fogo foi o primeiro livro de Harry Potter que eu li. E foi simplesmente amor à primeira vista. E você vê o quanto é diferente e ao mesmo tempo paralela e mágica a história contada nos livros e nos filmes. São diferentes em pontos, e fiéis na maioria das cenas (claro né, pf). Mas eu acho que isso é algo que engrandece ainda mais a saga, pq não adianta só ver os filmes pra saber toda a história, você tem que ler os livros, e nem assim saber de tudo. É pelo mistério e pela magia que Harry continua conosco, aqui <3. Obrigado Tia Jo. *o*

    ResponderExcluir
  2. Bruno, adoro a forma como você fala dessa saga que significou tanto pra tanta gente. Eu também sou potterhead e nossa, que vontade de reler a saga todinha agora mesmo! O meu preferido é O prisioneiro de Azkaban. Grifinória vencendo os jogos de quadribol, bicuço, vira-tempo, Sirius, acho perfeito.
    Amei esse seu post, já espero por outros assim.
    Beijos, Paradise.

    ResponderExcluir

Blog contents © Lisztomania 2012. Blogger Theme by Nymphont.