Resenha: A Dança dos Dragões

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


"Um leitor vive mil vidas antes de morrer. O homem que nunca lê vive apenas uma."

Jon Snow, Daenerys Targaryen, Tyrion Lannister e outros personagens estão presentes no quinto volume da série, A dança dos dragões, envolvendo as duas linhas cronológicas da saga e, novamente, muitas emoções e reviravoltas aguardam os leitores.

***

Resenha pode conter alguns SPOILERS, leia por sua conta e risco!

Enfim, terminei. Estava um tempo sem postar aqui justamente por causa desse livro, meu foco total era a leitura dele, já que por ser uma montanha russa de emoções eu precisava termina-lo o mais rápido possível.
E acho que seria isso mesmo que resumiria o livro, uma “montanha russa de emoções”, mas uma que você não sabe onde pode parar. O livro começa de um jeito surpreendentemente ótimo, depois de um banho de água fria que foi O Festim dos Corvos (aliás você pode ler todas as resenhas dos livros dessa saga e de outras clicando aqui) tudo está do jeito que pedimos aos sete, daí tudo volta a lenga lenga e somos empurrados por enredos entediantes e começamos odiar nossos personagens preferidos e amar aqueles que um dia odiamos, então subimos na estória e descemos novamente e o final... bem, poderia ter sido melhor.
A dança dos dragões conta a estória na mesma linha de tempo de O festim dos corvos só que do ponto de vista de outros personagens, como Jon, Dany e Tyrion, mas depois do meio do livro pro final as estórias se unem e vemos novamente Arya, Cercei e Jaime, mas como em O festim, Dança começa onde o terceiro livro termina e temos mais uma vez um Prólogo enigmático.

Em Meereen aconteceu aquilo que pedimos aos deuses, os dragões de Daenerys finalmente cresceram e estão de um tamanho capaz de cuspir fogo por toda a cidade e de devorar homens e crianças, Dany prende Viserion e Rhaegal numa das pirâmides, mas é incapaz de prender Drogon já que ele foge. Daí falo minha opinião sobre a minha ex personagem preferida, sim ex mesmo, meu grande amor por essa série se dá em boa parte pelos dragões de Daenerys, gente são três, são lindos, tem nomes épicos, mas eles não fazem nada o livro todo (exceto no final, na cena que ilustra a capa do livro). Os capítulos da Dany não tinham mais aquela magia que tinha nos outros livros, ela só faz mandar, mandar, mandar e ser a Iluminada dos meereenses e ainda se casa com um carinha NADA A VER que eu não sei nem soletrar o nome, blábláblá morri de tédio
Tudo bem que ela estava em Meereen para treinar suas "técnicas administrativas" antes de partir pra Porto Real, mas POR FAVOR, se a menina passa três livros sonhando para que seus dragões cresçam pra ela tomar tudo with fire and blood, daí quando eles crescem ela não faz nada a não ser aprisionar eles. Mãe dos dragões?! SEEEEEEEEIII.. (desabafei, me deixem)
Um personagem que voltou e surpreendeu bastante é Theon Greyjoy, ele durante o livro é Fedor, um prisioneiro de Ramsay e seus capítulos são uns dos meus preferidos, Theon ganhou minha simpatia total ajudando a falsa Arya e conspirando contra seu senhor.
O livro também possui algumas revelações, poucas, mas possui, o ruim é que você nunca sabe se aquilo é ou não verdade, muita coisa é mostrada, mas sempre ficamos com um pé atrás já que conhecemos a esperteza de Martin de nos enganar. Esperteza essa que já me incomoda, estamos num quinto livro de uma série de sete, a essa altura muitas coisas já deviam ser reveladas e mostradas, temos muitos pontos sem nó, será que o autor conseguirá arrumar tudo em apenas dois livros?
A Arya e o Bran também tem capítulos ótimos, O Bran ainda continua com Jojen e Meera, ele conseguiu encontrar o corvo de três olhos que na verdade é um filho da floresta chamado Lorde Brynden, pelo menos dá a entender que ele é o corvo de três olhos, ele tem a aparência de uma pessoa morta consumida pelas árvores (como na ilustração abaixo) e ensina Bran sobre os Troca Peles e a Visão Verde, então Bran consegue deslizar para dentro dos corpos não somente de Verão e de Hodor, mas também nos corvos (e voar sendo eles) e das árvores, conseguindo ver passagens passadas sobre seus familiares. Eu fiquei muito triste pela escassez de capítulos do Bran, quero muito mais no sexto livro.


Arya continua em Bravos e tudo é muito estranho por lá, ela estava cega no final de O Festim, e acompanhamos ela durante essa "cegueira", digo com parenteses já que a cegueira dela é na verdade um passo na sua formação e ela volta sim a enxergar, só que depois ela se envolve com o pessoal que está treinando ela para trocar seu rosto e tem umas cenas bem toscas onde ela vai num salão cheio de cabeças, gente eu fiquei meio WHAT THE FUCK nessa hora, por mais que tudo tenha sido perfeito, do ponto de vista magia/ficção, eu achei tudo muito mal explicado, mas vamos acompanhar, afinal Arya é minha personagem preferida.

Jon Snow, que protagonizou no livro, tentou comandar a Muralha como, agora, seu comandante, mas com Melisandre sempre do seu lado e não só ela, mas inúmeros inimigos fica difícil né?! Ele tenta fazer alianças com os selvagens já que o grande inimigo não são eles, mas sim os Outros, só que com isso ele perde o apoio de muitos de seus irmãos juramentados. Melisandre se torna ora inimiga ora aliada, afinal quem não é assim no livro??? Só digo uma coisa, não estou conseguindo falar sobre o Jon Snow, (SPOILER ALERT) aconteceu uma coisa com ele no final do livro e estou de luto, já fiquei triste, já joguei o livro de lado e não consigo olhar pra ele e não toquem nesse assunto comigo, eu apenas estou MUITO chateado! PORQUE TIO MARTIN??? PORQUE???
 

E com o final do livro chegando, como era de se esperar, tudo começa ficar corrido e os acontecimentos marcantes começam a aparecer, eu apenas acho que Tyrion não brilhou nesse livro e seus capítulos foram monótonos na maioria do tempo, mas tiveram algumas revelações descobertas por ele que gostei. Dany também tem seu estrelato nos capítulos finais com uma cena mais que épica com Drogon, mas isso vocês já sabem, aliás ilustra a capa do livro. Barristan Selmy também tem papel de destaque logo no final do livro com vários capítulos sobre sua perspectiva e ele quem salva o reino após Dany sumir, apenas isso.
E Cercei, oh Cercei, eu amo essa mulher, por mais que ela seja o mal em pessoa e manipular tudo em Porto Real, eu gostei da pequena participação dela nesse livro e em momentos eu torci por ela muito.
Um mérito que George R.R. Martin tem muito grande, que acho que é o que tanto diferencia ele dos outros autores de estórias épicas e faz com que ele tenha uma maestria maior comparado a Tolkien é a sua construção dos personagens, ele meche tão intimamente e psicologicamente com seus leitores que eu me pego tendo pena de Cercei e gostando dela e em outros momentos odiando a Daenerys, mas como ele já disse que nada é o que parece, acho que estamos sendo levados pra um final incerto onde nem Melisandre pode ver nas suas chamas... que venha Os Ventos de Inverno.

Até o próximo post.

3 comentários:

  1. Apenas calada.
    Ahazou na resenha, amigo.
    Amo Daenerys e os Dragões e se ela ficou chata, MELHORE!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Cersei pode morrer.
    Sansa tb.
    Quero Bran dando uns Wingardium Leviosa e uns Avada Kedavra depois do treinamento.
    E a chegada de Dumbledore pelo guarda-roupas de Nárnia.
    IA SER ÉPICO!
    Vê!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    e de meia até o joelho.
    Ahazou!
    \o/
    Já que "Os Ventos de Inverno" pra tu ler e fazer a resenha.
    =*

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, não é o meu livro preferido, mas é o mais revelador acho eu.
    Daenerys precisa se tocar das coisas, parar de confiar nas pessoas errado e tentar ver melhor o significado das profecias.
    Quero muito ver a Arya agindo no próximo livro, porque nesse ela apenas sofreu e o Tiryon dançando na cara da irmã... rs

    Adorei a resenha, Abração...

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não li a resenha porque de spoilers já basta os que minha querida irmã me deu HUDSAHDA Mas essa é a capa que eu gosto mais!

    ResponderExcluir

Blog contents © Lisztomania 2012. Blogger Theme by Nymphont.