Resenha: Cidade dos Ossos

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


"- Eu não li suas folhas de chá, menino? Por acaso você já se apaixonou pela pessoa errada?
- Infelismente, Dama dos Refugiados, meu único verdadeiro amor permanece sendo eu mesmo.
Dorothea sorriu desdenhosamente ao ouvir isso.
- Pelo menos, você não precisa se preocupar com rejeição, Jace Wayland.
- Não necessariamente. Eu mesmo às vezes me dispenso, só para manter as coisas interessante."


Nem sempre fui fã de fan fics, mas as da Cassandra Clare eram diferentes, ela não escrevia como a maioria dos fãs que erravam feio no português e muitas vezes colocavam personagens nada a ver fazendo coisas nada a ver mesmo, ela tinha uma criatividade inigualável e li algumas coisas de sua trilogia sobre o Draco Malfoy. Quando li que a própria ia lançar uma trilogia lá na gringa (isso lá pros primórdios de 2007) logo fiquei MUITO animado, mas aquela animação que passou com o tempo e só fui lembrar em 2010 quando me deparo com a capa brilhante de Cidade dos Ossos numa livraria. Lendo a sinopse eu deixei o livro de lado e realmente Clare só me interessaria como autora de fan fic, até ler algumas resenhas ali e outras aqui e me arrepender amargamente de não ter comprado o livro quando o vi na livraria. Mas aqui estou eu de livro lido e já iniciando sua sequência.

Tá, depois desse resuminho de minha relação de amor e ódio com o livro vamos a resenha... Cidade dos Ossos nos apresenta Clary que está se divertindo com seu melhor amigo Simon na boate Pandemônio (adoro esse nome), até presenciar três adolescentes tatuados, estranhamente vestidos e usando armas brilhantes, quando eles matam um menino de cabelo azul ali na sua frente e seu corpo simplesmente some no ar então tudo vira de cabeça pra baixo, logo ela descobre que Isabelle, Alec e o bonitão Jace são Caçadores de Sombras, guerreiros cuja missão é livrar nosso mundo de criaturas do mal, como demônios, vampiros assassinos e por aí vai. 
Tá, tudo é muito lindo e excitante, até a mãe de Clary sumir e ela quase ser morta por um demônio que estava atrás de alguma coisa no seu apartamento, daí é quando ela sai em busca do paradeiro da sua mãe por toda Nova York *–––––––* e em descobrir coisas sobre o seu passado que está oculto em sua mente.

A tia Clare (porque já virei íntimo) conseguiu me surpreender no livro, lendo somente a resenha ou apenas os primeiros capítulos você realmente não gosta de nada ali, mas quando você vai entrando na estória tudo fica legal, é bastante divertido e tem um bom ritmo, você começa ler e não quer parar mais. No inicio é muito corrido e chega a ser chato porque simplesmente jogam a mitologia do Mundo das Sombras na sua cara e você fica sem entender o que é Clave, Idris e Ciclo e chega até a confundir Estela com uma estrela qualquer tatuada no corpo de um Caçador de Sombras (me julguem kkkkkkkk), mas logo você vai se acostumando com os nomes e foca só no que tá acontecendo. O livro também tem umas coisas que são meio previsíveis, pelo menos no início das revelações e tal eu já sabia que fulano ia trair sicrano e que tal coisa ia aparecer ali atrás deles, mas fora isso o livro tá ótimo.

Jace é um dos melhores personagens, ele é lindo, musculoso, tem cabelos dourados e olhos castanhos claros e tem aquelas tatuagens e OMG que homem, mas ele não é perfeito e é isso que o torna legal, ele erra e muito e tem suas fraquezas além de ser sarcástico e ter as melhores falas durante o livro. Alec é um personagem secundário magnífico, Magnus Bane também, espero ver mais dos dois no próximo livro. Hodge me pareceu um personagem muito bem feito, não sei se ele irá ainda aparecer nos livros, mas torcendo pra isso acontecer, sinto uma reviravolta. Simon é uma fofura em pessoa, é tipo o melhor amigo que alguém possa ter. Isabelle é fodona, somente. Só a Clary que irrita às vezes, como perguntar coisas nada a ver durante um momento de perigo ou fazer umas escolhas erradas (mas quem não?!), mas ela também faz as coisas, não é tipo uma songa monga que só faz olhar (alôÔôô Bella), ela é prática e vai a luta, embora que se ferra na maioria das vezes, mas enfim.

O livro é muito bom, trás toda uma mitologia do Mundo das Sombras que nos deixa muito curioso e é uma ótima “fantasia urbana” que se passa em Nova York (AWESOME), o final é uma reviravolta do caramba e deixou aquele gostinho de quero mais que espero ter em Cidade das Cinzas (que já comecei ler), dou 8 ossos e meio (um se quebrou rsrs) e recomendo pra todos os “órfãos” de Harry Potter.

Matéria da Smack de fevereiro de 2007 sobre Cidade dos Ossos, quando eu  fiquei LOUCO pra ler! (Clica que amplia)
Ps.: Alguém explica pra Editora Galera Record que as capas de Instrumentos Mortais são LINDAS e elas não precisam desses brilhinhos estranho coloridos dificultando a visão!

3 comentários:

  1. Ahazou na resenha!
    Me lembra Supernatural, e já sinto virando adaptação para série depois dos filmes.
    Espero que não caguem nas adaptações.
    Já quero ler.
    :D
    =*

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu gostei desse livro, mas não tanto como você.
    Gostei da narrativa da autora, gostei muito das personagens (principalmente do Jace *-*) e a trama em si é boa. Mas não me surpreendi e nem achei a história incrível, entende?
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não peguei esse livro pra ler, apesar de ele estar aqui há mais tempo do que devia sem ser lido. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir

Blog contents © Lisztomania 2012. Blogger Theme by Nymphont.