Resenha do não tão legal "O Festim dos Corvos"

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

"A espada é a errada, e a falsa luz só pode nos levar para uma escuridão mais profunda, Sam. Nossa esperança é Daenerys. Diga-lhe isso na Cidadela. Obrigue-os a escutá-lo. Têm de lhe mandar um meistre. Daenerys deve ser aconselhada, instruída, protegida."

Em O Festim dos Corvos, o quarto livro da aclamada série As Crônicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin continua a narrativa das épicas aventuras nos Sete Reinos, onde muitos perigos e disputas ainda estão por acontecer. Além dos combates que se estendem por todos os lados, a ameaça agora também chega pelo céu.

***
Resenha com SPOILERS, leia por sua conta e risco.

Não vou mentir, nem omitir minha opinião sobre o livro aqui, mas eu achei o pior da série, eu acho que depois desse livro a série deve ser vista de uma forma diferente, os três primeiros foram incríveis e tiveram aquele rítmo alucinante, já esse eu não senti aquela enorme sensação de jogar o livro na parede várias vezes e gritar "DEVOLVAM MINHA VIDA DE VOLTA", achei fraco e em algumas partes tive uma louca vontade de pular umas partes.
O livro como nos outros conta a estória em várias localidades e em perspectivas diferentes, eu sempre fiz resenha dos outros livros por personagem (leia as resenhas do livro um, livro dois e livro três), só que agora tudo mudou, novos personagens são inseridos e muitos capítulos tem nomes de pessoas que são apenas nomeadas em um capítulo e só, então falarei num todo.. espero que entendam.

O Prólogo é bem enigmático e cheio de revelações, as estórias sobre dragões estão começando chegar em todo os Sete Reinos, acontecem umas reviravoltas e somos inseridos na estoria, bem onde o terceiro livro acabou. 
Porto Real está em luto com a morte de Tywin Lannister e a Cersei tá a todo lado tocando o terror, posso dá minha opinião nesse momento? Cercei á a protagonista desse livro, quando eu penso em todos os plots de todos os povs (pontos de vista) eu só lembro dela. Ela brilha em cada capítulo, suas missões nesse livro é fazer tudo pra vingar seus falecidos pai e filho e o que uma mãe com raiva pode fazer? DE TUDO.
Ela manda alguém pra matar Jon Snow, manda alguém trazer a cabeça de Tyrion pra ela (com isso acarretando em mortes de anões por todos os lados), manda assassinar Bron, comanda a volta da Fé Militante (que será sua ruína) a Westeros e quer a todo custo destruir a vida da sua nora, Margaery, tentando provar que ela dá a todo mundo no castelo não é mais virgem.
Enquanto isso, seu irmão gêmeo e ex-amante, Jaime tenta concertar tudo que tá quebrado no reino, as passagens de Jaime são bem sem graça, mas no último capítulo dele ele dá a entender tantas coisas, algo me diz que graças a ele a Cersei morre, ah e graças ao último capítulo de Jaime ficamos sabendo que até que enfim (pra gente só) o inverno chegou.
Somos inseridos em tantas outras estórias ao longo do livro, sobre personagens novos e momentos distantes de onde estávamos acostumados percorrer. Por exemplo, nas Ilhas de Ferro, Balon Greyjoy está morto e o seu irmão mais novo convoca uma assembléia de homens livres pra ver quem irá tomar a Cadeira do Mar e se tornar rei dos Homens de Ferro, achei essa parte desinteressante, mas acontece que eles brigam bem muito e Euron é coroado rei, Asha some num navio rumo ao Norte e num sei mais quem Greyjoy sai em busca de Daenerys com o intuito de cortejá-la para tomar todo o Westeros.
Brienne também tem bastante participação nesse livro, sua infinita busca as irmãs Stark não para e isso torna a ser cansativo, sua estória só melhora nos últimos capítulos quando ela perde metade de sua face para o Dentada e encontra Catelyn que agora é a Senhora Coração de Pedra que acredita ter sido traída por Brienne , que deixou Jaime em Porto Real sem consegui Sansa em troca, e a mata enforcada, perto da morte ela grita uma palavra não revelada no livro, eu dei uma pesquisada e achei aqui o que ela fala, mas é spoiler pesado, só clique se quiser.
As meninas Stark que a gente tanto ama dão as caras por aqui. Sansa está numa farsa com Mindinho no Ninho da Águia, que depois de matar Lysa Arryn, nomeou-se Protetor do Vale e da guardião do Lord Robert Arryn. É triste a estória de Sansa (que nesse livro começa se chamar Alayne Stone, tudo faz parte da farsa), mas o final tem uma reviravolta.

"De modo que são estes os presentes que lhe dou, minha querida Sansa... Harry, o Ninho da Águia e Winterfell. Isto merece outro beijo, não acha?" Mindinho.

Estátua de Bravos
Já Arya não tem o um fim tão feliz, nesse livro ela se chama A Gata dos Canais, e está na Cidade Livre de Bravos, que tem uma escultura de um deus na entrada da cidade muito bonita por sinal, lá ela entra enigmaticamente no serviço do Deus das Muitas Faces e tem que se livrar de todos seus pertences e seu passado, ela consegue esconder a Agulha consigo, mas no fim termina cega, não curti essa parte e achei desnecessário, Arya é uma das minhas personagens preferidas e não gostei de como tudo ficou, esperar pro próximo livro agora.
Outro que dá as caras por aqui é Samwell Tarly, que foi encarregado de levar o Meistre Aemon de volta à Cidadela, em Vilavelha por mar e pesquisar sobre os Outros nos arquivos que lá existem. Eu gosto do Sam, mas tem umas passagens bem chatas dele nesse livro, mas gostei de como tudo se desenrolou, ele tem um final muito bom.

*** 

Então, vamos a um veredicto, ainda continuo com minha opinião de que esse livro é o mais fraco da série, pela falta de ação e reviravoltas que tanto estávamos acostumados a encontrar, mas também compreendo que depois de tantos pulos (A Tormenta de Espadas é um Deus me ajuda de acontecimentos marcantes um atrás do outro) a série precisava dá uma baixada pra preparar para o GRANDE salto que deverá ter no final, George não irá nos decepcionar, disso tenho certeza e o inverno finalmente chegou... correndo pra Dança dos Dragões porque estou com uma mágoa de cablôca sem fim por esse livro não conter capítulos da Dany!

2 comentários:

  1. Oi!
    Eu mesmo não tenho uma opinião formada sobre essa série, porque nunca li nenhum livro e nem assisto a série de TV. Tenho curiosidade de ler ao menos o primeiro livro e matar a minha curiosidade. Tenho uma amiga que é super fã e só vive elogiando. Espero no mínimo, algum dia ler esse livro e gostar.
    É uma pena que você não tenha gostado tanto. Mas isso acontece.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Já sinto eu dormindo ao ler O Festim dos Corvos.
    Pf ne.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Se n tem Daenerys Targaryen, Stormborn, I'll take what is mine with fire and blood, the mother of dragons Drogon, Rhaegal e Viserion, n dá. Ela tem que dizer isso sempre. Em todos os livros.
    Xatiadíssimo.
    O resto tu já tinha me contado.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    To abusada.
    =*

    ResponderExcluir

Blog contents © Lisztomania 2012. Blogger Theme by Nymphont.