Literatura Fantástica: porque tantas "comparações"?

domingo, 1 de abril de 2012

Tava com saudades de postar algo assim sabe, que divide opiniões, que merece um comentário sobre sua opinião - fica dica aí pra você comentar - e algo sem ser reviews/críticas/resenhas que era o que mais postava aqui no blog.

Uma das coisas que os jovens mais gostam [ou deveriam gostar] hoje em dia é histórias fantásticas, desde os contos de fadas - de Grimm ou não - passando por Senhor dos Anéis, História Sem Fim, Nárnia e mais recente (ou não) Harry Potter, elas encantam gerações de crianças, jovens e adultos, as histórias sempre trazem magia, batalhas épicas, elfos e coisas fantásticas no geral, os temas por trás disso tudo sempre são de amizade, coragem e companheirismo. Mas o que anda estragando todas essas sagas hoje são os fãs, isso mesmo, antes de você me apedrejar eu explico tudinho nesse post que está longe de preconceitos (até com Crepúsculo) e comparações. Vem comééégo bebê.
Quando surge uma coisa grandiosa como Senhor dos Anéis, Harry Potter ou até Crepúsculo eles sempre vem carregado de comparações "a saga que tomará os fãs de Harry Potter" "A melhor coisa desde quando Bilbo achou o anel" ¬¬ ou "Chega a ser tão bom que Crepúsculo, por não apelar para os vampiros nem o sobrenatural" eu já li essas frases em críticas de filmes/livros e acho um grande preconceito, lógico que elas são criadas por críticos ou até pela mídia e nesse caso a culpa é somente deles (já já falo dos fãs), mas isso prejudica o livro/filme porque você já vai ver com um pré conceito na sua cabeça de que aquilo é parecido com isso ou que aquilo é melhor que aquilo. Não existe melhor nem pior no mundo das histórias, existem preferências, por exemplo EU Bruno prefiro Harry Potter à Crepúsculo, já uma amiga minha (sem citar nomes) prefere Crepúsculo à Harry Potter, isso pra mim é bem louco por gostar mais de Harry Potter não entendo como ela pode preferir Crepúsculo, já ela vice-versa, dá pra entender?!
Se você visitar qualquer fã site de notícias agora de Crepúsculo, Percy Jackson, Jogos Vorazes você vai perceber que existe um preconceito deles com Harry Potter (não tô mentindo foi graças a esses sites que me veio a ideia do post), mesmo que seja dos fãs nos comentários, sempre comparam, acham melhor a saga que gostam, desprezam as outras e fazem rixas, antes de mais nada eu confesso que já fiz isso por não gostar de Crepúsculo e confesso que é um erro, fico triste quando comentários como "Percy Jackson é bem melhor que Harry Potter" "Nunca Crepúsculo vai se comparar a Jogos Vorazes" vão a tona nas fã-pages, e é nisso que os fãs são culpados por "destruírem" suas sagas preferidas, eles deveriam saber de duas coisas: Primeiro, qual o tema do livro que você gosta? Não é amizade/amor? (a maioria são) Você acha que o seu personagem preferido ia ficar com briguinhas bobas e infantis falando que são melhores que outros? MAS COM CERTEZA QUE NÃO. E segundo... você falando mal de outras sagas nunca irá fazer a sua ser melhor ou pior.
Nós fãs de literatura fantástica deveríamos ser unidos, lutar pela amizade presente nos livros, pela coragem de admitir o que falamos presente nos nossos personagens e parar de comparações bobas, eu não achei que Guerra dos Tronos foi a melhor coisa desde quando "Bilbo achou o Anel" achei que foi uma ótima saga que surgiu totalmente diferente do Senhor dos Anéis, mas que mesmo assim é épica e viciante. Não acho que Percy Jackson é a melhor coisa desde Harry Potter, acho que Percy é um puta personagem e que Harry também e adoro as duas sagas de todo jeito. E não acho que você sendo fã de Crepúsculo não possa gostar também de Jogos Vorazes/Harry Potter. 
Eu gosto muito de literatura fantástica, amo todos os livros que já li, tem uns melhores (óbvio) e uns bons.  Sou fã de Harry Potter, mas também acompanho notícias do próximo filme de Percy e Jogos Vorazes, por que gosto também, por que isso me lembra uma época em que esperava as notícias de Harry Potter e por que isso é normal gente, posso gostar de várias sagas ao mesmo tempo? Lógico que nenhuma outra irá tomar o lugar que Harry Potter tem no meu coração, já que foi a primeira que li, ah que me fez me apaixonar pela leitura e a que sou mais fã, mas isso também não me faz um hater Percy, hater Jogos Vorazes ou hater Crepúsculo, essas sagas estão aí acessíveis para todos... gostarem ou não, mas se no seu caso não gostou, saia de fininho e diga apenas: não gostei. Não precisa desmerecer o trabalho de nenhum autor e nenhum fã.

Continuem lendo suas literaturas fantásticas, continuem sonhando, pois isso sim é bom e está presente em cada página de cada livro.

4 comentários:

  1. Apoio e aplaudo!
    Concordo plenamente.
    É por conta da mídia que controla as pessoas, que é controlada pela indústria de fazer MONEY $$$$ que hoje em dia temos a desvalorização de tantas obras-primas e a supervalorização de grandes merdas. Não falo no sentido literário, mas no sentido geral. Pra que merda eu quero saber que o idiota do Neymar cantou uma música sem letra plausível numa merda de jogo de futebol? NÃO TEM PRA QUE DIVULGAR ISSO PORRA! Entende?!
    A mídia controla as massas, as massas movem o dinheiro, o dinheiro move a mídia, e a mídia controla as massas. Entendeu? É isso.
    As pessoas criam um pré-conceito pelo que ouvem dos outros sobre certo assunto, n esperam eles mesmos provarem para decidirem se acham bom ou ruim. Isso eu falo no aspecto literário e em todos os outros aspectos. Fia, quer desgostar de algo que todo mundo gosta? Ok, mas tenha razões e motivos coerentes, n pq "ah, a fofa ali disse que n prestava, nem vou ver". Fofa, a fofa lá disse que não prestava, ela virou tua conselheira pessoal agora foi? Vá lá e crie sua própria opinião.
    As pessoas precisam parar é de ter PREGUIÇA DE PENSAR e começar a usar as suas mentes dadas por Deus.
    Go go sociedade! Abre os olhos, fia, o mundo ta virando uma merda, fofa! =* pra qm lê!

    ResponderExcluir
  2. Velho, quase chorei D:
    Pensei que eu era a única a curtir mais de uma saga e não ficar comparando coisas que na essência, prezam pela continuidade da magia nesse mundo tão bizarro e cruel que é o mundo real... Sei lá, acho que qualquer coisa que consiga me tirar dessa realidade e me leve à uma terra mágica, cheia de personagens únicos e fantásticos, já é MUITO BOM.
    Nenhuma dessas comparações faz sentido, se você puder (e pode) gostar de todas as sagas juntas :D

    ResponderExcluir
  3. Apoio e aplaudo! [+1

    Concordo P-L-E-N-A-M-E-N-T-E com tudo que tu escreveu. Isso é uma coisa que sempre aconteceu e -o que é uma pena- acho que vai continuar acontecendo. E não só no ramo da literatura, mas na música e em todos os outros ramos. Digo isso pq sei como é você gostar de um filme ou um cantor. E sei também que SEMPRE vai ter alguém pra falar que Percy é melhor que Harry, ou que Gaga é melhor que Britney,e assim vai. Só que o que muitos não conseguem entender, é que tudo não passa de uma questão de opinião. Por exemplo, na minha opinião, ainda não achei uma cantora que tenha uma voz mas bonita que a da Bey. Nem uma saga de filmes que seja melhor que Harry. Mas não é por isso que eu vou deixar de gostar/ser fã/escutar/ler/assistir as coisas de outros cantores/atores. Como Paula Elismery me disse uma vez, quando a gnt estava conversando sobre esse mesmo assunto: "Gosto se respeita e opinião não se discute. O seu direito começa quando o do outro termina, então cabe a você respeitar a todos."

    UAHEUHAEU *-* Ótimo post! :DD :**

    ResponderExcluir
  4. Aêê.

    Dito tudo, refaço das palavras dele, as minhas.

    ResponderExcluir

Blog contents © Lisztomania 2012. Blogger Theme by Nymphont.